Problemas de visão na infância podem comprometer o desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Isso porque a criança percebe boa parte do mundo em que se desenvolve a partir daquilo que ela enxerga, o que engloba todo o processo de alfabetização e aprendizado.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 12% das crianças em idade escolar ou pré-escolar precisam de óculos. para corrigir problemas oftalmológicos. Atualmente, um dos fatores que mais agravam essa condição é a exposição excessiva a aparelhos eletrônicos.
Na escola O Pequeno Polegar já tivemos inúmeros casos de encaminhamentos de alunos ao oftalmologista. “Na maioria deles, os comportamentos que percebíamos em sala de aula refletiam problemas de visão. O que fazíamos nestes casos? Informávamos a família e juntos resolvíamos esse problema”, informa Haroldo Andriguetto Junior, coordenador-geral da Instituição.
Por isso, leia abaixo 3 dicas importantes para identificar problemas de visão na infância:
1. Observe seu Filho(a)
Durante o desenvolvimento visual da criança, que atinge sua maturidade dos 7 aos 9 anos de idade, é fundamental acompanhar sintomas atípicos, como lacrimejamento frequente, secreções, olhos vermelhos, intolerância à luz, além de dispersão e cefaleia. Dificuldade de identificar feições à distância ou assistir à televisão com a testa franzida são evidências de excesso de esforço da visão.
Entre 7 e 9 anos, o desenvolvimento visual está completo, por isso recomenda-se que a partir dos três anos de idade sejam feitas visitas regulares a um oftalmologista.
2. Fale com a Professora
Crianças que não se interessam pela leitura, apresentam muita dispersão, têm dificuldades de acompanhar o ritmo da sala e precisam chegar muito perto do livro ou da lousa para ler, podem estar com erros refrativos ou ambliopia, também conhecida como “olho preguiçoso”.
3. Controle a utilização de aparelhos eletrônicos
O uso excessivo de computador e de outros dispositivos eletrônicos pode ocasionar miopia transitória, coceira, vermelhidão, inchaço e secura. O ideal é controlar o uso desses aparelhos pelas crianças e orientá-las a fazerem pausas para dedicar-se a outras atividades.
Fonte: Adaptado do Blog da Escola Inteligência.
Crédito Imagem: Fernando Fotografia, Arte e Vídeo.