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Territórios de Aprendizagem: um caso de transformação

Ensinar crianças tem sido cada vez mais desafiador. Alguns especialistas apostam na tecnologia, outros na estrutura, outros no tempo de estudo e, neste ritmo, infinitas propostas estão surgindo em livros, sites e consultorias.

Conhecendo essa realidade, a Escola O Pequeno Polegar, de São José dos Pinhais/PR, vem participando, desde 2014, de estudos voltados a uma nova linguagem dirigida à criança por meio da pedagogia e subjetividade, em especial os Territórios de Aprendizagem de Reggio Emilia, na Itália, local onde concentram-se, segundo estudiosos, as melhores escolas de educação infantil do mundo. O objetivo é inovar na forma de ensinar crianças, aproveitando delas todos os seus potenciais. Nas escolas desta cidade italiana, o estímulo ao desenvolvimento intelectual da criança se dá por meio do incentivo a todas as maneiras de expressão, seja por meio da música, montagem, movimento, pintura ou desenho.

 

Como funciona?

Uma das inovações n’O Pequeno Polegar foi a criação dos Territórios de Aprendizagem, que são espaços distribuídos estrategicamente pela escola voltados ao aprendizado e à descoberta. Criamos espaços fora das salas fechadas, onde as crianças brincam, experimentam, refletem e registram seus significados. Com vários materiais como brinquedos, espelhos, argilas, tintas, bonecos, grãos, alinhavos e materiais naturais, além de um muro interativo, as crianças são estimuladas a:

  • • Brincar
  • • Fantasiar
  • • Cantar
  • • Inventar
  • • Aprender por si mesmas

 
Esse formato de ensino ajuda na concentração, na aprendizagem e na coordenação motora dos alunos da educação infantil. Não é tecnologia, nem são atividades de sala. São construções ao ar livre, são conversas, é tempo, com calma, ao vento e poesia, que mostram um jeito diferente de ensinar e aprender muito significativo. Tudo nos territórios é curioso, cria formas diferentes e resultados diversos para cada aluno. Nada é pronto, pintado e acabado, pois as crianças dão forma, colorem e criam!

 

 

A criança é o foco deste espaço, afirma a diretora Terezinha de Fátima Andriguetto (Lula), idealizadora do projeto na escola. O professor é um observador, um articulador das muitas descobertas realizadas pelos alunos. Nestes espaços as crianças descobrem concretamente as quantidades, as formas, as medidas, entendem alguns raciocínios, os pesos, o perigo e tantos outros conteúdos simultaneamente. Elas fazem o que gostam: investigam, contam, descobrem, e registram seus significados de maneira muito mais significativa.

“Toda nossa escola está sendo transformada, pois tornou-se, em todos os espaços, um lugar de aprendizado. É um novo olhar para a criança, para os momentos, expressões, gestos e sensações. Estamos trazendo o que é referência no mundo para o Brasil, e isso é muito importante.”

finaliza a diretora.

 
Os benefícios dos Territórios de Aprendizagem

  • • Maior capacidade criadora
  • • Mais concentração
  • • Maior capacidade de relacionamento e interação
  • • Maior uso de habilidades manuais e estímulo à coordenação motora fina
  • • Contribuição significativa para o processo de alfabetização
  • • Maior interação e vivência de uma infância já esquecida
  • • Maior motivação com aulas diferentes e ao ar livre

 

 

Em 2015 o projeto rendeu à Escola O Pequeno Polegar o 1º lugar no Prêmio de Práticas Inovadoras do SINEPE/PR (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino).

Os professores estão encantados com essa nova linguagem, as crianças têm sido transformadas e os resultados têm sido surpreendentes.

 

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