Unidade Infantil e Fundamental: (41) 3382-1261   Unidade Baby: (41) 3146-1212

Blog Polegar

Desafios na hora do desfralde

As dúvidas em relação ao desfralde atingem a maioria dos pais. É um momento bastante difícil, pois o medo de errar e causar traumas nos filhos faz com que os pais se questionem sobre quando e como começar o processo.

Afinal, qual é o melhor período para iniciar o desfraldamento? O desfralde deve iniciar em períodos de ausência de novidades, como, por exemplo, chegada de irmãozinhos, mudança de casa ou de escola. A idade para iniciar o processo é entre 2 a 3 anos, pois nesta fase a criança começa a adquirir controle sobre os esfíncteres (estruturas responsáveis pela expulsão das fezes e da urina) e se torna capaz de liberar suas excreções no momento em que desejar.

A orientação e o apoio da família são fundamentais, por isso é necessário iniciar esse processo ainda em casa. Em seguida os pais devem passar suas descobertas aos professores, que contribuirão para que esse momento seja superado da melhor forma.

mothersandmore.org

 

Dicas para desfralde:

Para te dar aquela força, preparei algumas dicas que podem ajudar o seu/sua pequeno(a) e sua família a enfrentarem o desafio!

 

  1. A família deve estar envolvida!
  2. Estejam cientes de que vocês precisam realizar várias trocas, pois os escapes são muito comuns no início deste processo.
  3. Enviem à escola várias mudas de roupa.
  4. Incentivem o uso do peniquinho, mas se a criança não quiser, use o redutor de assento.
  5. Comprem várias calcinhas ou cuecas com o intuito de incentivar o uso.
  6. Conversem enquanto os levam ao banheiro e elogiem quanto ao uso da nova peça. Usem toda sua magia na orientação.
  7. Estejam preparados para entender os sinais apresentados pelo filho(a), como: se ele indicar que a fralda suja o incomoda, se demonstrar nojo ou estranhamento por conta da fralda ou se informar que está fazendo xixi ou cocô. Estes são bons sinais, eles indicam que a criança está pronta para iniciar o desfralde.
  8. O desfralde diurno é mais fácil que o noturno, portanto é bom manter o uso da fralda para dormir no início. Ao perceber que após determinado tempo a fralda amanhece seca, é hora de fazer o desfralde completo.

 

Importante: A paciência e o estímulo dos pais e professores são essenciais nessa fase, principalmente quando acontecem os escapes. É essencial que ambos incentivem a criança para que ela se sinta segura e capaz. Seu filho(a) precisa acreditar que conseguirá usar o banheiro como seus amiguinhos, seus irmãos, seus pais. A conversa e os exemplos são fundamentais.

As chances de sucessos serão maiores se os pais estiverem bem informados e usarem seus conhecimentos sobre comportamento do seu filho.

 

Sinais

Preparamos um infográfico para resumir os sinais que seu filho(a) pode apresentar quando o momento certo chegar, confira:

Evite insegurança!

O progresso do desfralde também está relacionado a frequência: pais que tiram a fralda em casa e a colocam novamente para sair ou passear confundem a criança, causando insegurança e, consequentemente, ela pode demorar mais tempo para atingir seu objetivo.

É importante ressaltar que cada criança é única e que o amadurecimento acontece em períodos diferentes. Crianças com mais liberdade, autonomia e que recebem mais atenção e dedicação dos pais passam por essa etapa em um período de tempo mais curto do que outras.

Incentivo e segurança são palavras chaves para o processo de desfraldamento! Boa sorte e conte conosco nesta nova etapa da vida do(a) seu (sua) filho(a)!

 

Silvana Vargas Ribeiro
Pedagoga e Coordenadora da Educação Infantil da Escola O Pequeno Polegar

 

Compartilhe!