Unidade Infantil e Fundamental: (41) 3382-1261   Unidade Baby: (41) 3146-1212

Blog Polegar

Educação Socioemocional na Escola

Desde 2015, aderimos à Escola da Inteligência, fundada pelo Dr. Augusto Cury, cujo objetivo é estimular a educação socioemocional no ambiente escolar. E foi por este motivo que ganhamos destaque nas páginas da Revista Viva + Feliz.

Na matéria “Escola O Pequeno Polegar e os Frutos da Educação Socioemocional”, publicada em abril, na 3ª edição da Viva + Feliz, Haroldo Andriguetto Junior, nosso vice-diretor, abordou toda a proposta e propósito do programa educacional vigente, bem como citou exemplos de seus resultados.

“Com base na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Cury, essa metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos (desde professores, passando pelos alunos e se estendendo aos familiares) se sentem beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico e social.”

No vídeo a seguir, Junior comenta com clareza o que é a Inteligência Socioemocional e como ela influencia o ambiente escolar e familiar, confira:

 

 

Para que o programa não fique apenas no discurso, é necessário inserir exercícios e atividades no dia-a-dia dos alunos. Vivências, diálogos e muita reflexão sobre a capacidade de cada um gerenciar seus pensamentos estão na lista das dinâmicas já aplicadas semanalmente na Escola O Pequeno Polegar.

Formar famílias emocionalmente saudáveis e crianças capazes de filtrar e gerir todo o conteúdo recebido diariamente entram como objetivos principais. Formamos autores de suas próprias histórias e estamos realizadíssimos com os resultados deste trabalho.

 

Resultados da Educação Socioemocional:

 
Os resultados começaram a aparecer já nos primeiros seis meses de trabalho. Confira alguns deles:

  • Evidência de maior tolerância e sentimento de felicidade nas crianças.
  • Monitoramento da atitude dos pais em relação ao próximo. Detalhe: os filhos é que supervisionam o exemplo de seus familiares.
  • Redução de casos de indisciplina.
  • Maior clareza das crianças no tocante às atitudes saudáveis e não saudáveis.
  • Preocupação das famílias quanto à qualidade de educação de seus filhos.
  • Participação ativa de familiares na vida educacional e social de seus filhos.
  • Melhoria da motivação da equipe.

 
Para ler a matéria na íntegra, clique na imagem abaixo:

Escolas de Pais

 
Um dos braços do Programa da Escola da Inteligência é a Escola de Pais. Temas como relacionamento entre pais e filhos, limites, medos, sonhos, maneiras de gerenciar as emoções, dicas de atitudes perante os problemas, crises e demais situações são citadas nessas ocasiões. Trata-se de um saudável encontro entre as famílias da escola, gerando maior confiança e integração para educar, já que os pais passam a compreender o universo dos filhos.
 
 
 

Compartilhe!