Unidade Infantil e Fundamental: (41) 3382-1261   Unidade Baby: (41) 3146-1212

Blog Polegar

Dia Mundial da Alfabetização e o Sr. Alfabeto

No dia 08 de setembro os quatro cantos do mundo comemoram o “Dia Mundial da Alfabetização”. A data foi instituída em 1967, com o propósito de fomentar a alfabetização nos mais variados países. A partir do momento em que o índice de indivíduos que leem e escrevem cresce, a região passa a usufruir de avanços que são frutos de tal aprendizado. O processo da aprendizagem de ler e escrever está diretamente relacionado ao progresso de um país. Quanto mais pessoas alfabetizadas, maior é o seu índice de desenvolvimento.

O Sr. Alfabeto!

Aproveitando a chegada desta data, nós gostaríamos de apresentar a vocês um personagem muito especial aqui na Escola o Pequeno Polegar: o Sr. Alfabeto! Um projeto desenvolvido pelas turmas de 1º ano durante todo o ano letivo.

É no 1º ano que as crianças encontram o mundo letrado. Elas ficam encantadas com os fonemas, com as letras, com os sons e passam a ter verdadeira paixão pelo Sr. Alfabeto, que as motiva neste processo.

Cada aluno leva o personagem para casa, pelo menos uma vez por ano, para passear e brincar, em seguida, traz inúmeros registros do que o Sr. Alfabeto fez no final de semana. Ele já esteve em festas de aniversário, já foi à praia, aproveitou passeios e passou por muitas outras atividades junto ao aluno, que fica responsável por cuidar bem dele naquele período. Depois de conhecer a família de todos os amigos da sala, os colegas da turma comemoram o aniversário do personagem!

Um trabalho embasado na literatura de Amir Piedade: “O aniversário do Sr. Alfabeto”. O ano passa de forma leve e mais divertida, levando as crianças a serem alfabetizadas com motivação, alegria e entusiasmo.

Além das guloseimas típicas de festas de aniversário, as crianças desfrutam de outras diversões nesta data, como pintura facial, cama elástica e outras brincadeiras.

Mostra Pequenos Leitores

O Sr. Alfabeto também é presença garantida na Mostra do 1º Ano, marcada para o dia 8 de novembro, onde os Pequenos Leitores, as crianças, comemoram o domínio da leitura em um evento lindo e emocionante aberto às famílias da escola. Em resumo, aprender a ler acaba sendo uma consequência de um encantamento e uma paixão entre as crianças e o mundo do Sr. Alfabeto.

Feira Pequenos Leitores - Alfabetização

O dia Mundial da Alfabetização é uma iniciativa da ONU – Organização das Nações Unidas juntamente com a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O Brasil ainda celebra o Dia Nacional da Alfabetização, em 14 de novembro, uma data criada pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), a partir da lei nº 19.402/1930.

Compartilhe!