Unidade Infantil e Fundamental: (41) 3382-1261   Unidade Baby: (41) 3146-1212

Blog Polegar

Colo demais estraga?

Dos mitos sobre a criação de um filho, a famosa frase “colo demais estraga” é um deles. Quer saber por quê?

Quando alguém diz que muito colo “estraga” a criança, entende-se que seu desenvolvimento emocional será afetado. Para nós, faz muito mais sentido dizer que a falta de colo, de um ombro para chorar ou de apoio é que “estragam” o caminho para a maturidade emocional dos pequenos. O problema jamais estará em DAR suporte, mas sim em retirar o suporte, já que tal atitude faz com que a criança, tão imatura, se obrigue a vivenciar medos e ansiedades sozinha; ela não tem preparo, ainda.

Quando precisamos de consolo, buscamos o ombro amigo de alguém, o mesmo acontece com a criança. Negar o abraço do colo é tratá-la sem empatia. Nos momentos de choro, lembre-se sempre de se colocar no lugar do seu filho(a), sobrinho(a), afilhado(a), pois, se ele(a) busca seu colo, é porque, por pura imaturidade, não consegue lidar com determinadas situações sem a sua ajuda. Faz parte da natureza das crianças buscar amparo nos adultos com quem convivem, pois confiam neles.

“A criança carente de atenção e cuidados precisa gastar muita energia tateando às cegas o caminho da auto estruturação emocional, ao passo que aquela que confia no amor dos pais fica liberada para expandir as capacidades que lhe permitirão conquistar a autonomia afetiva.

Se a criança recebe colo, ela vai SIM solicitá-lo com mais frequência, e isso NÃO pode ser considerado “estrago”, pelo contrário. E quando você precisa dar colo o dia todo, seja por uma febre ou por uma frustração? Cansa, a gente sabe, qualquer adulto cansa, mas é reconfortante. Quando seus pequenos têm uma base e têm com quem contar, crescem sentindo-se SEGUROS, sentimento que levam por toda uma vida. Indivíduos seguros tornam-se capazes de conquistar mais e mais rápido, além de tornarem-se capazes de ser o porto-seguro de outrem.

E quando menos esperarmos já não caberão mais no colo. Será então gratificante saber que foi a nossa atenção que lhes propiciou a serenidade necessária para que aprendessem a enfrentar a vida apoiados em suas próprias pernas.”

Vamos dar colo!

Citações: Cristiane Lasmar, do Blog Infância Bem Cuidada

Compartilhe!